top of page

     Pode uma pessoa que passou 58 anos escondida na clausura de um mosteiro, que faleceu há 24 anos atrás, ter algo de significativo a dizer-nos hoje?

   Não somente suas filhas espirituais, que com ela conviveram, mas principalmente pessoas mergulhadas no mundo, profissionais de todas as áreas, mães e pais de família, jovens e crianças que se tornam amigos espirituais – identificam-se como “devedores” – desta mulher simples, sincera em sua opção de vida, e de um imenso coração Maria Giselda nasceu no Sul de Minas, de uma família profundamente cristã. Por teimosia infantil em montar um cavalo, cai, leva um coice que lhe produz uma ferida que a acompanhará por toda a vida, tornando sua saúde frágil, mas não seu espírito!
    Depois de se formar em magistério, entra para o Carmelo de Campinas, em 1930, e recebe o nome de Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade. Treze anos depois, retorna para sua região natal, para fundar um Carmelo em Pouso Alegre: Carmelo que, por incrível que pareça, era promessa de seu amiguinho de infância, Delfim... Em 1943, Cônego Delfim Ribeiro Guedes, e logo depois, Dom Delfim, bispo de Leopoldina.
     Para o Carmelo da Sagrada Família, acompanha Madre Maria Imaculada mais três Irmãs Carmelitas que, uma a uma, retornam a Campinas, ficando a jovem Madre sozinha com uma turma de noviças que, no entanto, soube formar com sabedoria divina no carisma teresiano. Só pedia a Deus que a caridade reinasse no seu Carmelo... Graça que não lhe foi recusada, mas dada em abundância, pois o Carmelo da Sagrada Família é um lar onde se encontra acolhida, forte espiritualidade e profunda vida cristã.
   Sem meios financeiros, empreende a construção do prédio definitivo do Carmelo, pois a casa provisória ameaçava desabar. A construção foi lenta, contando com a Providência Divina nos meios materiais e nos amigos fiéis que enfrentaram todas as dificuldades em prol desta causa.

 

Quem é a Serva de Deus?

     Entre doenças contínuas e preocupações administrativos, Madre Maria Imaculada encontrava tempo, disponibilidade e muito amor para acolher suas filhas espirituais, os amigos e benfeitores e todas as pessoas que a ela se dirigiam pedindo ajuda, consolo, aconselhamento, orações. Tornou-se a Mãezinha de todos.
      No final de sua vida, oferece a Deus mais um Carmelo: funda o Carmelo de São José, em Campos, enviando para lá nove de suas filhas.
      Falece de câncer, depois de muito sofrer, silenciosa e serenamente, em janeiro de 1988. Os que vivenciaram seus últimos dias, testemunham que viam nela Jesus Crucificado... Identificou sua vida com a de Jesus.
    “O coração puro é o espelho límpido da interioridade da pessoa, purificada e unificada no amor, onde Deus se reflete e habita; é como um cristal transparente que, envolto pela luz de Deus, irradia-O com o mesmo esplendor.”
      Este foi seu segredo. E esta é a mensagem de Madre Maria Imaculada da Santíssima Trindade: DEUS!

bottom of page