top of page

Carmelo da Sagrada Família

“Que vossas obras vos glorifiquem, ó Senhor” Sl. 144,10

     Padre Delfim (o amigo de infância de Maria Giselda) manifestando a necessidade de cumprir a promessa feita junto ao túmulo de Santa Teresinha, em Lisieux, de trabalhar para a fundação de um Carmelo, pois a Santinha das rosas obtivera-lhe de Deus a graça da Ordenação Sacerdotal, foi ao Carmelo de Campinas.
     Munido da autorização de Dom Octávio Chagas de Miranda, pediu à Madre Ângela e Comunidade assumirem a fundação de um Carmelo em Pouso Alegre, Minas Gerais. Isto se realizou em 26 de outubro de 1943, graças ao empenho do, então, padre Delfim Ribeiro Guedes - que não somente preparou a cidade para acolher as Carmelitas - mas adquirira local apropriado, doação feita ao Carmelo, por pessoas amigas.

 

       Padre Delfim seguiria, a distância, suas filhas Carmelitas, pois dias antes da fundação do seu Carmelo, fora nomeado Bispo de Leopoldina. E para lá partiu, logo após a inauguração do Carmelo da Sagrada Família.
Inicio difícil para Madre Maria Imaculada, sobretudo após o retorno das Irmãs ao Carmelo de Campinas, ficando ela com apenas um grupo de noviças. Mas estas - reconhecendo o valor da Priora ¬em solene cerimônia, deram-lhe o título de "Mãezinha", pois realmente desempenhava tal missão pelo zelo, atenção, amor e dedicação a todos. Assim ficou conhecida e chamada por todos da cidade de Pouso Alegre, como pelos amigos e familiares das Irmãs.
        Ela deu início às obras do Carmelo definitivo, com indescritível capacidade administrativa, auxiliada pelas filhas, cujo número ia crescendo.
      Por quarenta e três anos, dirigiu o Carmelo da Sagrada Família, cuidando - não apenas da parte material - mas sobretudo da espiritual, como autêntica filha da Santa Madre Teresa de Jesus e de São João da Cruz; como fiei filha da Igreja, num amor indescritível por Maria e São José, alicerces de nossa vida carmelitana.
Com a Sagração da Capela; a construção do cemitério das Irmãs e sua capelinha; o término das pistas em todo o quintal, a Mãezinha nos dizia poder cantar o Nunc dimittis ... 1 Terminara sua obra - OBRA DE DEUS - podendo partir para o Carmelo definitivo do céu.
     Deus, porém, em seus maravilhosos desígnios e que, apesar der “maravilhosos” não deixam de ser, às vezes, “dolorosos”, desejava pedir a ela algo mais: A fundação do Carmelo de São José, em Campos, Rio de Janeiro, para o qual daria algumas de suas filhas.

Fachada  do  Carmelo

bottom of page